Fórum de Doenças do Fígado do Hospital Felício Rocho

O Hospital Felício Rocho realizou no dia 1º de novembro de 2019, com o apoio científico da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de MG,  evento que abordou temas clínicos e cirúrgicos de doenças do fígado. Trata-se do Forum de Doenças do Fígado do Hospital Felício Rocho, que trouxe convidados de diversas instituições nacionais, incluindo alguns dos principais especialistas na área em nosso estado e no Brasil para debater assuntos relevantes como doença hepática gordurosa não-alcoólica, hepatite auto-imune, cirrose, hepatocarcinoma, adenomas hepáticos, doenças metastáticas do fígado e transplante hepático.
O evento marcou os 30 anos do 1º Transplante de Fígado de Minas Gerais, ocorrido em 1º de novembro de 1989 no Hospital Felício Rocho.
O evento ocorreu no Núcleo de Ciências do Hospital Felício Rocho, com público de 90 participantes. Nesta ocasião foram homenageados em sessão solene os pioneiros mineiros envolvidos: cirurgiões Marcus Eduardo Valadares Meireles Martins da Costa  e Wilson Luiz Abrantes, os hepatologistas clínicos João Galizzi Filho e Magnus de Oliveira Andrade e os anestesistas  Celso Homero Santos Oliveira, Waldo Saucaia Roland, Sergio Ricardo Botrel e Silva e Maristela Menicucci Esteves. 
Na mesma sessão histórica foram homenageados profissionais que marcaram a construção do Transplante de Fígado do Hospital Felício Rocho, no momento em que completa 30 anos de história: o cirurgião Cristiano Xavier Lima, os gastrohepatologistas clínicos Eduardo Garcia Vilela e Luciana Costa Faria.